7 de setembro de 2014

A arte cerâmica de George Edgar Ohr

Cerâmica de George E. Ohr


George Edgar Ohr (1857-1918), foi um ceramista americano, nascido em Biloxi, Mississippi, famoso por suas peças arrojadas e inusitadas para a época, e que abriu novos caminhos na década de 1890, com formas modernas de barro. Ohr foi uma figura extravagante e inesquecível, assim como um oleiro bastante conhecido na América.

Apesar de pouco reconhecido durante a sua época, as cerâmicas produzidas pelo artista hoje são consideradas como das mais complexas e criativas, produzidas na América. Apesar de sua fama de excêntrico, Ohr era apaixonado por seu trabalho e confiante em seu talento. Estima-se que ele criou mais de 10.000 vasos conhecidos, durante seus anos de produção.

Uma característica notável das cerâmicas de Ohr, é que muitas de suas peças tem paredes finas, esmalte metálico e formas comprimidas, torcidas, dobradas ou amassadas, dando-lhes um visual muito interessante, que tornaram a sua marca registrada.
 
Suas obras eram feitas no torno, que George Ohr dominava, desde cedo, com maestria. Sua habilidade técnica pode ser conferida através de suas criações.

 
Cerâmica de George E. Ohr




Sobre o artista e suas obras: (sites em inglês)

  (reeditada)